Bernard Faivre D'Arcier
Administrador civil francês. Formado pelo Instituto de Estudos Políticos de Paris e pela École des Hautes Études Commerciales de Paris, Bernard Faivre D'Arcier começará efetivamente sua carreira, após concluir a Escola Nacional de Administração Pública em 1972, fazendo opção por trabalhar no ministério da Cultura.
Em 1980, torna-se diretor do Festival de Teatro de Avignon. Foi Conselheiro cultural de Laurent Fabius, quando este assume como Primeiro Ministro da França (1984-1985). Cria em 1986 o Sete, pólo francês da rede de televisão Arte. Em 1989, organiza as manifestações que celebram o bi-centenário da Revolução Francesa na Assembléia nacional. Em 1989 é nomeado Diretor do Departamento de Teatro e Espetáculos do Ministério da Cultura cargo que ocupa até 1992. De 1993 a 2003, assume novamente a direção do Festival de Avignon, acumulando com a função de Diretor do Centro nacional de Teatro (1993-1998). Foi o Comissário Geral do ano da Hungria na França em 2001. É presidente da Bienal de Lyon e responsável pela missão que representa a candidatura da cidade de Nice ao posto de Capital européia da cultura em 2013. Desde 2005, Bernard Faivre d' Arcier é membro do Comitê científico do curso de Gestão de empresas culturais do Grupo ESC Dijon na Borgonha e é igualmente membro do conselho de administração do Théâtre de la Ville em Paris.
Bernard Faivre D'Arcier é também Comandante da Ordem das Artes e das Letras da república Francesa, Oficial da Ordem de Mérito e Cavaleiro da Légion d'Honneur.
Nenhum comentário:
Postar um comentário